Política
Ronaldo Caiado segue como principal nome da direita para apoio de Bolsonaro, aponta Datafolha
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) permanece entre os nomes mais citados por eleitores que defendem que Jair Bolsonaro apoie um candidato nas eleições de 2026. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 2 e 4 de dezembro, 6% dos entrevistados afirmam que o ex-presidente deveria escolher o governador goiano — exatamente o mesmo índice registrado no levantamento anterior, divulgado em julho.
O estudo ouviu 2.002 pessoas e possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem foi feita antes de o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarar publicamente ter recebido autorização do pai para concorrer ao Palácio do Planalto, movimento que mexeu com a disputa interna na direita e com o reposicionamento das lideranças conservadoras.
Michelle Bolsonaro lidera preferência
Na lista de possíveis beneficiados pelo apoio de Jair Bolsonaro, a liderança segue com Michelle Bolsonaro, citada por 22% dos entrevistados — pequena oscilação negativa em relação aos 23% registrados em julho. Logo atrás aparece o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que variou de 21% para 20%.
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), apresentou leve alta e passou de 10% para 12%. Já o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) caiu de 11% para 9%, enquanto Flávio Bolsonaro oscilou de 9% para 8%. No recorte referente ao também governador Romeu Zema (Novo), houve movimento de 5% para 4%.
Segundo o Datafolha, 10% dos entrevistados responderam que o ex-presidente não deveria apoiar nenhum desses nomes, enquanto 8% não souberam ou não quiseram opinar.
Apoio de Bolsonaro tem limites
Apesar da relevância do bolsonarismo como força eleitoral, o estudo mostra que o apoio do ex-chefe do Executivo não é garantia de vitória. Metade dos entrevistados afirmou que não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado por Jair Bolsonaro.
Por outro lado, 26% disseram que votariam com certeza em um nome indicado por ele, e 21% afirmaram que “talvez” o fizessem. Outros 3% não souberam responder.
Bolsonaro segue forte, mas não aparece para 2026
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes previamente, Jair Bolsonaro é o segundo mais mencionado, com 7% das intenções. O primeiro lugar é ocupado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lembrado por 24% dos entrevistados. Tarcísio de Freitas aparece com 2% e Ratinho Jr. com 1%. O nome de Ronaldo Caiado não foi citado espontaneamente.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente foi condenado por tentar interferir no processo democrático e está inelegível até 2060, quando teria 105 anos, caso estivesse vivo. A impossibilidade jurídica empurra o bolsonarismo para uma estratégia de sucessão, hoje dividida entre aliados, governadores e familiares.
Nos bastidores, a disputa pela herança política do ex-presidente promete intensificar a disputa interna da direita ao longo de 2025 e 2026, principalmente após o movimento público que reposicionou Flávio Bolsonaro como protagonista dentro do grupo ligado ao PL.

*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o é do Goiás no Instagram.

